outubro 25, 2014

[Resenha] O Lado Mais Sombrio

Tenho - que - ler! Foi a primeira coisa que eu pensei quando vi a capa desse livro. Quando li a sinopse, essa certeza só aumentou! Nesse mês especial de Halloween, trouxe para vocês a resenha de um livro que não é de terror, mas não deixa de ser sombrio!
Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas. Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carroll não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer. Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas, um lugar repleto de seres estranhos com intenções não reveladas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real o superprotetor Jeb , mas, assim que a jornada começa, ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas. Ninguém é o que parece no País das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa...
Fantasia, Alice no País das Maravilhas e atmosfera sombria, eu estava ansiosa para ler esse livro e não me decepcionei. A autora fez uma homenagem à Lewis Carrol na forma de uma história fantástica que parece extremamente real.

Alyssa leva uma vida relativamente normal, se levarmos em conta que sua mãe está internada em uma clínica psiquiátrica e que ela começa a acreditar que terá o mesmo fim, mas ainda assim frequenta a escola e trabalha.

O contato dela com a mãe, desde que Alison foi para a clínica se resume aos dias de visita. Já com o pai, com quem mora, a relação é muito fofa. O homem que perdeu a mulher para a loucura tenta criar sozinho a filha sem deixar transparecer seu desespero para ter sua mulher de volta.

Nessa história também temos Jeb. Amigo de infância de Alyssa e superprotetor. Nem precisa falar que é uma característica que eu odeio né? Uma coisa é o cara estar do seu lado, te apoiar, outra bem diferente é te tratar como se você fosse feita de cristal e pudesse quebrar ao menos abalo. Não acho isso nem um pouco sadio. Mas, felizmente, a relação deles não fica só nesse drama de superproteção e na verdade o foco principal da história é a viagem ao País das Maravilhas e a quebra da maldição que assola a família Liddell.
"Você pode curar sua família. Use a chave para levar seus tesouros para o meu mundo. Conserte os erros de Alice e quebre a maldição. Não pare até me encontrar." - Pág. 89
A autora conseguiu fazer a história parecer muito real, como eu disse anteriormente. Além dos personagens muito bem escritos, os cenários ajudam a dar esse toque de realidade. Quase surtei quando ela deu o endereço da entrada para o País das Maravilhas. Fica em Londres, caso alguém queira conferir!
Enfiado dentro da capa do romance está um panfleto de turismo para a trilha do relógio de sol do rio Tâmisa, em Londres. Nele, há a estátua de um menino equilibrando um relógio de sol na cabeça.” - Pág.74
Mais detalhes sobre a estátua (em inglês): King's Bench Walk, Inner Temple. London

Lá, no submundo, outro personagem entra em cena. Morfeu. Ele sempre fez parte da história, mas enquanto estava no nosso mundo não podia se comunicar diretamente com Alyssa. No País das Maravilhas ele se torna uma espécie de guia para ela e as coisas ficam um pouco complexas no relacionamento dela com Jeb. Principalmente porque Morfeu não banca o superprotetor e ela gosta dessa atitude dele.

O livro é lindo. As folhas que iniciam os capítulos são lindamente decoradas e a capa também ficou espetacular! A narração é feita em 1ª pessoa feita pela própria Alyssa.

O livro tem um final, mas esse é apenas o primeiro de uma trilogia. Eu gostei muito da história e por isso lerei todos! 
Além dos três, há um livro intermediário entre o primeiro e o segundo que a Novo Conceito disponibilizou gratuitamente na Amazon! Corre lá pra baixar o seu e ler! Eu já baixei o meu!
O Lado Mais Sombrio
Original: Splintered
Autora: A.G. Howard
Tradução: Denise Tavares Gonçalves
Páginas: 368
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Link do livro no Skoob: O Lado Mais Sombrio
Então, já leram?
Vão ler?

8 comentários:

  1. Oi Helaina!
    Recebi da novo conceito o segundo livro, mas ainda não tenho o primeiro. Estou bem ansiosa para ler o Lado mais sombrio, adoro a história da Alice e saber que a autora consegue fazer com que sua história fique tão boa quanto, torna-se uma obrigação ler. rsrsrs

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica;
      Eu gostei bastante da história. Tem um bom ritmo e é bem verossímil.
      Pois é. Uma responsabilidade e tanto! Mas ela se saiu muito bem!

      Beijusss;

      Excluir
  2. Eu AMEEEEEEEEEEEEEEEEEEI esse livro, eu tenho em minha mente uma versao Alice no pais das maravilhas mais sombria - quase como essa - ha tempos, e nao sabia da existencia desse livro. Obrigada pela resenha!
    conclusoesnoturnas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Eu também adorei esse livro! Já estava com essa imagem mais sombria desde Alice in Wonderland (2010).
      Fico muito feliz que tenha gostado!!

      Beijusss;

      Excluir
  3. Genteeee que capa mais lindaaaaaaaaaaa e que enredo interessante!
    Concordo contigo amiga, eu tenho que ler! ahahaha <3
    Amei a resenha!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi! ^^
      Fico muito feliz que tenha gostado!
      Espero que consiga ler e goste do livro!

      Beijusss;

      Excluir
  4. Oi flor,
    Tenho muita curiosidade para ler esse livro inclusive tenho meu exemplar em casa me esperando espero conseguir um tempinho logo.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.