fevereiro 19, 2014

[Curiosidade] Inglaterra: Todo mundo pra esquerda!

Oi pessoal!
Tudo bem com vocês?

Já faz um tempo que eu olho os motoristas na Inglaterra e me pergunto: "Porque pela esquerda?" Eu imaginava que tinha algo a ver com os canhotos, mas é exatamente o oposto! É por causa dos destros que se dirige pela esquerda na Inglaterra! Um canhoto é quem fez toda a "bagunça"! Vou explicar!

Encontrei algumas informações esclarecedoras no site da revista Mundo Estranho:
Segundo o site, a origem do fluxo de circulação vem da época medieval quando o meio de transporte era o cavalo e era sensato que circulasse pela esquerda para que a mão direita ficasse livre, pois era com ela que os destros (a maioria) manejavam a espada. Em 1300, o papa Bonifácio VIII instruiu também que todos os peregrinos em direção à roma se mantivessem à esquerda da estrada para organizar o fluxo.
"Napoleão Cruzando os Alpes" de Jacques-Louis David
(Notaram que a espada está do lado esquerdo dele?)
No entanto, no século XVIII, Napoleão inverteu tudo. Uns dizem que o motivo é porque ele era canhoto, mas também há quem diga ele fez essa troca para facilita a identificação das tropas inimigas à distância. Consequentemente, as regiões dominadas por Napoleão aderiram à esse novo modelo, enquanto o império britânico continuou fiel à tradição medieval.
Esse modelo não é exclusivo do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda), várias de suas ex-colônias (como Índia, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia) e o Japão também o seguem. Dirigir pela esquerda se tornou uma questão de honra para a Inglaterra (foram eles que convenceram o Japão a adotar o sistema), já para os Estados Unidos, que desejavam se livrar da herança cultural de seus colonizadores, adotar o modelo de circulação pela direita foi automático. Essa decisão, e o fato do domínio da indústria automobilística americana a nível mundial, disseminou o modelo napoleônico tonando-o padrão em quase todo o planeta.                      
Legal né?! Então os canhotos são "beneficiados" no trânsito aqui, e não na Inglaterra! Bom, talvez fôssemos se andássemos à cavalo e lutássemos com espadas... de carro acho que não faz muita diferença, mas não posso confirmar isso até viajar para a Inglaterra e dirigir por lá!

Alguém aqui já dirigiu em um país de "mão inglesa"? Tem canhoto(a) aí no blog? (Eu sou! \o)

Já conhece a página do blog? Não deixem de curtir: [Blog] Mente Hipercriativa

16 comentários:

  1. Caramba!!!!! Quem diria que mais uma vez a guerra transformaria a cultura de um e mais países? Napoleão foi realmente o que desencadeou de vez esse comportamento. Mas, vou ser sincera, acho isso muito esquisito. Eu me sentiria super perdida na estrada. Eu gostei muito desse post curioso e esclarecedor

    http://spencer-pretty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Pois é. Guerras são ruins, mas nem consigo imaginar como seria o mundo se elas não tivessem acontecido.
      Eu acho que eu iria acabar dirigindo na contramão sem perceber! Hahahaha... é muito estranho!
      Fico feliz que você tenha gostado!

      Beijusss;

      Excluir
  2. Oi Helaina, boa tarde :D
    Amei o post! Bem esclarecedor *-*
    aaaa, ainda vou dirigir no lado esquerdo lá em Londres (*sonho*)

    Beijinhos e boa semana!
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabelle! ^^
      Boa tarde!
      Que bom que você gostou!
      Também tenho esse sonho! Espero que consiga fazer isso sem bater em ninguém! Hahahahahaha....

      Beijusss;
      Boa semana pra você também!!

      Excluir
  3. Achei muito interessante! Não sabia disso, mais sempre me perguntei o por que deles fazerem isso, acho que essa é uma das coisas que me fascina na Inglaterra, pois lá tem MUITAS coisas interessantes e inusitadas, fazendo com que todos a AMEM <3
    Anota ai, um dia desses você vai me ver andando de carro na Inglaterra, toda enturmada com os londrinos!
    Beijos!

    Uma Vida Chamada Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! A Inglaterra é fascinante!
      Eu também sonho em ir pra lá um dia! :)

      Beijusss;

      Excluir
  4. Isso, eu já sabia que lá se dirigia no lado contrário, que confusão. Acho que dificulta mais ainda a direção, coisa que já é bem complicada! Mas AMEI o post, não sabia nada disso. Adoro essas curiosidaes, principalmente quando elas tem origem história =).

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Bom, pra eles deve ser simples, afinal sempre fizeram assim.
      Fico muito feliz que tenha gostado!!

      Beijusss;

      Excluir
  5. Ai que tudo! Meu, não sabia que o povo da Inglaterra dirige do lado contrário. Que doideira! Mas achei a postagem bem informativa e interessante.

    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Pois é! E eles começaram com isso antes mesmo que existisse carro!
      Fico feliz que tenha gostado!!

      Passarei lá!
      Volte sempre!

      Beijusss;

      Excluir
  6. Eu já sabia e sempre achei bem diferente! Hahaha
    Imagina trazer isso pra cá? Será que daria certo também?

    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, seria a maior confusão!! >.<
      O pessoal aqui já faz umas "caquinhas" na hora de dirigir, imagina se invertem a direção!
      Acho que poderia até dar certo, mas levaria muitos anos até todos se acostumarem!

      Beijusss;

      Excluir
  7. Oi Helaina, se o brasileiro já é barbeiro imagina se mudássemos a mão das vias? kkkkkk. Acho isso tão interessante e gostaria de ver "ao vivo" na Inglaterra. Sempre vejo em filmes e parece tão simples. Você quer muito ir para lá hein?
    Ah, sou destra. Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! ^^
      Pois é.. já pensou! Hahahahahaha...
      Eu também gostaria!!
      Sim. Acho que o pessoal de lá tem muito mais a ver comigo do que as pessoas aqui. Gosto dos meus amigos, minha família, mas não me sinto muito brasileira às vezes... rsrs

      Beijusss;

      Excluir
  8. RÁ KKKK Agora tudo faz sentido -n haha.
    Aqui... nossa.. muito legal saber sobre isso. Sempre quis saber também. Adorei rs. Ainda vamos para lá, okay? Amem <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Hahahaha... eu também era louca pra saber o porque disso. Aí descobri e resolvi compartilhar!
      Fico feliz que tenha gostado!!

      Beijusss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.