dezembro 18, 2012

Símbolos Natalinos #3 - Cartões e Presentes de Natal

Nossa, como tudo no Natal tem um significado! Acho que mesmo que eu tivesse começado a postar essas curiosidades há mais tempo, não conseguiria falar de tudo. Hoje resolvi juntar duas coisas em um post só! Os cartões e os presentes! Sim! Quando damos e recebemos cartões ou presentes, existe algo além do simples desejo de dizer “lembrei de você no Natal”.

Cartões de Natal:

Como muitas das coisas que fazemos e compartilhamos hoje em dia, a origem do cartão de Natal é incerta. Em menos de 5 minutos de pesquisa encontrei duas possíveis origens para a tradição de trocar cartões no Natal!

Primeira hipótese:
Alega-se que o costume tenha surgido recentemente no século XIX em 1843 pela iniciativa do artista norte-americano John Calcott Horsley. Já as impressões dos cartões em grande escala começaram em 1862 e se difundido a partir daí.

Segunda hipótese:
Seu surgimento teria se dado na Inglaterra em 1843 (parece que o ano confere! rsrs). No entanto essa versão alega que foi em 1849 que o artista inglês William Egly teve seus cartões vendidos popularizando a tradição.

Independentemente da origem, os cartões são símbolos do inter-relacionamento do homem. O ser humano é comunicação, é relacionamento. Sejam sofisticados ou simples, os cartões expressam nossa empatia uns pelos outros através da palavra escrita.

Os presentes:

Das possíveis origens para esse símbolo, uma dela é São Nicolau, um anônimo benfeitor, presenteava as pessoas no período natalino. Outra tradição mais antiga, lembra os três reis magos que presentearam Jesus. O dia e o motivo de dar e receber presentes varia de país para país.

Essa também é uma tradição que nasceu bem antes de Cristo. Há mais de 1500 anos A.C., os romanos já tinham o costume de enviar presentes aos amigos no início do ano. Tal hábito coincidia aos festejos ao deus Janus (um deus bifronte, que olhava para o ano que terminava e para o que começava) e, talvez as origens do nosso réveillon e outras comemorações de fim de ano. Esta festa complementava a festa do sol (25 de dezembro).

Com o crescimento do cristianismo essas festas foram ganhando sentido cristão: Cristo é o Sol que ilumina o caminho dos homens. E é o grande presente de Deus à humanidade.

Dar presente é uma maneira muito palpável de demonstrar a solidariedade e bondade humana em dar sem interesse de receber. É vivenciar de maneira simples e ínfima a imensa e infinita bondade de Deus.

Fontes: 

Eu só espero ganhar muitos presentes esse Natal.... e uns cartões também... sempre envio pra muita gente e nem sempre recebo de volta....


4 comentários:

  1. Adoro Cartões de natal... ^^
    Adorei saber um pouco mais sobre eles...
    Eles parecem ser bem antigos né.. e como é legal os costumes continuarem..
    O natal é magico, lembro que quando era criança era uma festa..
    beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... gosto muito deles também, apesar de não receber muitos...
      Ahh... quando a gente é criança tem mais magia com certeza!!

      Beijusss;

      Excluir
  2. Hmmmm super interessante! Os cartões são sempre uma graça! Quanto a presentes.... Acho que hoje em dia essa visão está deturpada... Lojas só querem ganhar lucro em cima sabe? Em casa sempre foi difícil a gente ganhar presente no Natal, mas pelo menos sempre fomos uma família unida ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comércio (as pessoas que só se preocupam em ter, né?!) está estragando o Natal e a Páscoa também.
      Ahh.. se as pessoas realmente parassem para refletir um pouco sobre como tem agido...

      Que bom!! Sorte de vocês!!

      Beijussss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.