janeiro 06, 2012

[Especial] Para sempre... Potterhead

Para mim, assim como provavelmente para muitos fãs, a série Harry Potter não se resume a apenas livros e filmes. Para nós, representa algo mais!

[Se você não conhece a história toda até o fim, pode conter spoilers].

 
Preciso confessar que ao terminar de ler o último livro da série, pensei que deixaria de ser fã. As mortes de Remus Lupin assim como a de Nymphadora Tonks me deixaram de uma maneira tão profundamente triste ao ponto de conjeturar que nunca mais leria nada escrito pela JK Rowling. O que eu não sabia, ou não entendi na época, é que eu estava de luto. Luto pela morte do “meu padrinho” e sua esposa. Mas, como diz Dumbledore: “Palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia. Capazes de formar grandes sofrimentos e também de remediá-los”, tudo o que precisei fazer para senti-los vivos novamente foi usar as palavras, e a imaginação.

O principal motivo que me faz gostar da série Harry Potter é por ser uma história de amor, mas que não se resume ao relacionamento romântico entre dois personagens como a maioria das histórias que existem. As histórias de JK Rowling vieram para lembrar aos mais velhos e ensinar aos mais novos que amor é muito mais do que o que é usual se propagar. Há amor na amizade, não só do trio entre eles, mas também entre os demais personagens que lutam contra Voldemort, que inclusive é a personificação de alguém totalmente desprovido desse sentimento e é com o amor que eles o vencem.

 
O amor é o precursor de toda a história. Se não fosse Lily Potter ter morrido para salvar seu filho nem teríamos história e ainda se não fosse Snape tê-la amado de forma tão sublime, talvez Harry não tivesse chegado vivo para enfrentar Voldemort. Essa relação entre a Lily e o Snape inclusive é triste, porém linda. Ele sofreu por amar sem ser correspondido, mas diferente de situações que vemos na ficção e na vida real, ele soube respeitar a escolha que ela fez. Ao que nos parece ele descontou certa mágoa em Harry, mas nunca hesitou proteger a vida do menino.

Há ainda outros casais como o Rony e a Hermione, onde a amizade se desenvolveu até o namoro, assim como a Ginny e o Harry. Fleur e Tonks, duas mulheres para quem uma condição física de seus maridos Bill e Remus, respectivamente, não fez a menor diferença diante ao amor que elas sentiam. Isso sem falar de Molly e Arthur que já se amavam antes de os conhecermos.

Além de ser uma história de amor, a série Harry Potter também inspira bons exemplos. Os personagens trabalham juntos para tornar o mundo melhor não importando o quanto tenham que se sacrificar e os que estão do lado do bem permanecem desse lado não se importando se a maioria está a favor ou não, afinal não podemos esquecer que: “É a convicção dos seguidores, não o seu número, que determina o sucesso” (Remus Lupin). Hoje, como o nosso mundo está, tão cheio de maldade e hipocrisia, é ótimo que tenhamos uma história como essa para inspirar crianças, adolescentes e adultos e lembrar que o bem tem que vencer e que devemos sempre continuar tentando não importa o quão difícil e vencida pareça a “batalha”.

 
Guerreiras mesmo são as “mulheres de Harry Potter”. Ginny, Hermione, Tonks, Minerva, Fleur, Molly, Lily, Luna e essas são apenas as principais, todas tem uma característica em comum: a força. É muito comum vermos mulheres independentes, mas algumas quando não conseguem o que querem se comportam como crianças mimadas chorando e se lamentando. As mulheres criadas pela JK Rowling sabem lutar pelo que querem, mas também sabem esperar, sem que para isso deixem de viver e ser feliz. Se eu tiver uma filha que se inspire em qualquer uma dessas heroínas, me sentirei feliz e realizada sabendo que ela está no caminho certo.

Os homens também são adoráveis nas histórias. O próprio Harry, nobre e humilde, mesmo tendo sido tão maltratado pelos tios, teve seus momentos de raiva, mas nunca foi exatamente um menino revoltado pelas injustiças que sofreu. Rony, na minha visão, um pouco desligado, mas sempre um bom amigo. Remus, não tenho palavras para descrever como ele me inspira, amando tanto a esposa e os amigos. E Arthur, com tantos filhos e pouco dinheiro nunca deixou faltar o mais importante para eles: o amor (fica dica para todos os pais, nós filhos, queremos sim casa e comida, mas perceber que nosso pai nos ama é de longe muito mais importante do que qualquer coisa que o dinheiro possa comprar!), e o Sr. Weasley ainda “adota” Harry como filho de coração.

Ao final, percebemos que a bruxaria, tema que foi motivo de muita polêmica nos primeiros anos do lançamento da série e é ainda hoje, porém de forma mais discreta, não foi o que realmente o que sustentou a história. A genialidade de JK Rowling ao criar todo o mundo bruxo nos proporcionou não apenas um entretenimento passageiro, mas lições de vida que não devem ser esquecidas.

12 comentários:

  1. Oi querida!!!
    Qie lindo texto!!! ^^
    Concordo com vc!! Eu amo hp, amei ler os livros e amei ver os filmes e amo ler seu outro blog :x
    hehehe
    Beijosss
    http://dailyofbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. oi
    nossa, eu amei seu texto! concordo com vc em tudo! apesar que qnd acabei não fiz uma jura com você mas confesso que estava com raiva da autora por matar tantos personagens. Começa com Cedrico e qnd vemos Sirius, Dumbledore (esse eu chorei horrores) Snape (que como vc disse tem essa estória linda com a lily) lupin e sua mulher, e um dos gêmeos (essa foi uma das mortes q mais me deixou inconformada, amava aqueles dois e é tão dificil imaginar um sem o outro)!
    Tivesmos msm mta polêmica sobre a magia mas acho q concordo com vc q oq sustenta os livros são os relacionamentos e as estótias de amor e amizade. sempre me identifiquei mto com o trio hermione-harry-rony. me encantava td neles!
    Vc tmb falou das forças das mulheres e citou a Luna qria dar um destaque para ela, amo de paixão essa personagem, ela sofre horrores por conta dos outros alunos q n aceitam seu modo diferente de ser e mesmo assim ela segue em frente, tmb tem a triste estória da mãe dela q morreu. ela é uma personagem secundária q mtos esquecem mas q tem uma vida mto triste mas segue de cabeça erguida.

    A verdade é q uma vez fã não tem como largar, HP foi o que me trouxe de volta para o mundo da leitura a mto esquecido, ele reviveu minha paixão por ler e serei eternamente grata a essa série. Meus filhos irão ler HP com certeza!

    bjs

    TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh... me senti muito ligada às estórias, por isso me senti realmente muito mal a medida que eles foram morrendo... fico imaginando o George (acho que foi o Fred quem morreu) se olhando no espelho e vendo em seu rosto o rosto do irmão... nossa...
      E o Lupin, foi um caso a parte. Fazia tempo que eu não gostava tanto de um personagem. Aditei ele como meu pai de coração. Aí desesperei quando ele morreu. Ainda não acredito nisso, criei um universo alternativo na minha cabeça onde ele e Dora estão vivos, caso contrário não conseguiria viver.

      Pois é... a estória é muito cheia de coisas para se ler nas entrelinhas e os personagens secundários encantam tanto quanto os principais!!

      Harry Potter também me trouxe de volta à leitura e à escrita e eu agradeço à JK Rowling por isso!!

      Excluir
  3. Você disse tudo!!!
    Amor, é isso a mensagem de HP, é o amor que sentimos pelos personagens, pela nossa casa, pelos nossos amigos bruxos!!

    Amei!

    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ^^
      Apesar de estar lendo outros romances, Harry Potter é com certeza a estória de amor mais linda que eu já li!!

      Obrigada pelo comentário!!
      Beijussss;

      Excluir
  4. Adorei o texto!!!
    Nossa vc falou oq eu queria ter dito!
    As pessoas fizeram (fazem?) tanta polemica envolta da bruxaria q não pararam pra avaliar
    (tão bem colocado como vc fez)
    q a serie HP passa uma grande lição de amor ^^
    Eu confesso q fiquei com muita raiva de algumas mortes como do Sirius (eu amava o Sirius,poxa) Dumbledore (chorei feito criança) lupin e a esposa, e um dos gêmeos (esse ultimo foi o q mais chorei) mas nunka deixei de amar a serie mesmo assim ;)

    Enfim adorei mesmo o texto, e o blog ^^
    já tó seguindo
    passa lá sempre ok? vou amar voltar aki sempre ;)

    http://falleninme.blogspot.com/

    PatyScarcella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh.... as pessoas tendem a julgar as coisas superficialmente... parecem que tem preguiça de analisar com cuidado e acabam cometendo essas injustiças..

      Eu também fiquei muito triste com a morte deles, mas a morte de Lupin realmente foi de longe a que mais doeu. Nem lembro como consegui terminar de ler o último livro...

      Já passei no seu blog!! E amei!!
      Como tinha dito, já estou seguindo e deixei também um comentário lá!! Amei a série Wake, e seu post sobre a série ficou ótimo!!

      Obrigada pelo seu comentário, viu!!

      Excluir
  5. É verdade infelizmente algumas pessoas julgam sem ler! Pq sinceramente? Não sei quem consegue não gostar de HP depois de ler o livro!

    A morte do Lupin foi tão injusta!
    Poxa o filhinho dele ficou sozinho, com os avé but mesmo assim sozinho...
    Gostei do fato do Harry ser padrinho dele.

    Agente já postou lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não entendo!! ^^

      Nossa... e como foi... o que eu sei sobre isso é que a JK ia matar o Sr. Weasley, mas como ele foi poupado, matou o Lupin no lugar. Ela diz que sofreu quando fez isso e que não queria fazer.... porque fez então?! Aff... me senti tão órfã....

      Pois é... e ele ficou só com a Andromeda, porque o Ted, pai da Tonks já tinha morrido antes... e os pais do Lupin, só ouvimos falar.... Verdade. Mas padrinho é uma coisa, por melhor que seja acho que não substituem os pais né?!

      Já passei no seu blog e comentei!!
      Beijussss;

      Excluir
  6. Ah eu tbm teria chorado se ela tivesse matado o Sr. Weasley ! Se sofreu pra q matou o Lupin?
    Aff nos (fãs) sofremos muito.
    Eu pelo menos chorei feito criança quando ele apareceu naquela hora q o Harry ia se entregar sab? lendo rs

    Verdade padrinho não é pai, mas eu acho q o Harry por ter passado por q passou ele vai ser um padrinho bem presente ;)

    Agente já postou lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Paty

    ResponderExcluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.