agosto 25, 2015

[Foca na Foto] Urbex

Acho que essa é uma das colunas que eu mais gosto aqui no blog porque eu simplesmente AMO fotografia. Mas vocês já ouviram falar de Urbex? Eu já adorava esse tipo de foto mesmo sem saber que existia uma categoria para elas. Mas vocês devem estar se perguntando, afinal, do que ela está falando?
Segundo a Wikipedia: Exploração urbana (muitas vezes abreviado como urbex ou UE) é a exploração de estruturas feitas pelo homem, geralmente em ruínas abandonadas. Fotografia e interesse/documentação histórica são características desse passatempo que, embora possa, por vezes, envolver invasão de propriedade privada, nem sempre é o caso. Há diversas formas de exploração: infiltração (entradas sem autorização), espeleologia urbana (exploração de subsolos e galerias subterrâneas), aventura urbana (reclamam as ruas para si, tipo de ativismo), historiadores extremos (visitas em lugares perigosos ou quase inacessíveis para fins de estudo) e turismos fora dos limites da cidade (exploração de túneis de minas abandonadas). A natureza dessa atividade apresenta vários riscos, incluindo tanto perigo físico quanto a possibilidade de prisão e punição. (Ver artigo original em inglês).
Bom, eu ainda não me aventurei atrás das minhas próprias fotografias, mas eu adoro olhar o material que existe na internet. E eu garanto, não é pouco!

Com o lema: "As únicas coisas que se levam são fotografias, as únicas coisas que ficam são pegadas", existem muitas pessoas capturando instantes cheios de história para contar por aí.

Selecionei algumas das fotos que encontrei no Google para vocês:









A questão é a seguinte, não sei de onde veio meu fascínio por essas imagens e nem sei porque as de parques abandonados são as que mais me atraem. Sem mencionar o fato de que todas essas fotos inspiram várias histórias. 

Quem quiser se aventurar um pouco mais, escolhi alguns sites que visitei recentemente:
Alguns perfis com fotos de Urbex no Instagram:
E então, vocês já conheciam a Urbex? Gostaram?
Qual das imagens mais chamou sua atenção?

12 comentários:

  1. Oiiiii, tudo bem??? Eu também amooo fotos neste estilo =D
    Adoro tirar fotos de ruínas e coisas do tipo. Aliás, eu adoro ruínas e tudo o que está velho. Ali tem uma história e a gente pode imaginar um pouco só de ver :)
    Beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gih!! ^^
      Tudo bem comigo, e com você?
      Sim! Eu também adoro essa viagem que conseguimos fazer nessas fotos.

      Beijusss;

      Excluir
  2. Oi Helaina!
    Adorei o post. Não conehcia o Urbex, acredita?
    Adoro fotos, então vou conhecer mais a fundo sim.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra! ^^
      Fiquei feliz que você tenha gostado.
      Bom, apesar de já gostar desse estilo de fotografia há um tempo, não faz muito que eu descobri o nome da categoria. :D

      Beijusss;

      Excluir
  3. Oi Helaina ^^
    Eu "conhecia" esse tipo de foto, mas não sabia o nome. Acho fotos assim bem interessantes, apesar de me lembrarem filmes/histórias de terror O.O São inspiradoras.
    Parabéns pelo post; e obrigada pelas dicas de site. Vou dar uma olhada :D
    Beijinhos e bom começo de setembro ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabelle! ^^
      Acho que é por conta dessa inspiração que eu gosto desse tipo de foto!
      Muito obrigada! :D Espero que goste. Tem um site muito bom na lista, mas como o autor pede para que as fotos não sejam utilizadas em outro site (só pode compartilhar no Facebook, Twitter, etc.) eu não pude colocar aqui.

      Muito obrigada!
      Pra você também!!

      Excluir
  4. Olá Helaina
    É interessante, parece que fica uma sensação de vazio, mas um vazio um tanto reconfortante, ainda mais por saber que em lugares como o parque costumava haver tantas pessoas por ali.
    Eu já tinha ouvido falar desse tipo de fotografia e sou um apreciador com certeza, as minhas preferidas dessas com certeza é aquela com os tobogãs.
    bjos LP
    quatroselos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz,
      Eu gosto de olhar para essas imagens e deixar me ocorrer mil ideias para histórias! :)
      Muito linda mesmo, né!

      Beijusss;

      Excluir
  5. Olá,
    Ai eu também amo esse tipo de foto e nem sabia que se encontrava em alguma categoria. Gostei muito do post.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Lindas as fotos, tbm não conhecia essa categoria, mas é super legal.

    Daily of Books

    ResponderExcluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.