junho 23, 2014

[Resenha] Os Portões

Esse é o segundo livro que eu leio do John Connolly. O primeiro foi “O livro das coisas perdidas” (ler resenha). Os dois livros tem suas semelhanças e é muito gostoso viajar na fantasia criada pelo autor. 
Sinopse: Todo mundo acha que Samuel é um menino muito estranho: os professores não o levam a sério, a mãe o deixa de castigo por viver sempre no mundo da lua e o vigário da cidade foge quando o vê, ele faz perguntas muito difíceis! Só Boswell, seu cachorro, o entende de verdade. Como se as coisas não pudessem piorar, uns vizinhos de Samuel resolvem mexer com forças ocultas, só por diversão, e acabam abrindo uma passagem transdimensional direto para o Inferno. Agora, dominados por entidades nada simpáticas, eles pretendem abrir os portões do Inferno e soltar os cachorros, ou melhor, demônios. As criaturas mais desagradáveis, repulsivas e más estão para invadir a Terra, e não virão sozinhas. Seu líder, um cara tão mau que é conhecido como Grande Malevolente, também quer participar da festa de destruição do nosso mundo.
Verossimilhança é um dos maiores destaques da escrita do autor. Mesmo cheia de elementos fantásticos a história parece ser o relato de algo que realmente aconteceu, ou poderia acontecer. Alguns fatos ajudaram ainda mais para isso, como o cachorro do menino ser da mesma raça do meu e o CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), instituição que realmente existe estar envolvido.
"No CERN, o colisor gerava impactos num ritmo impressionante, criando um fluxo constante de explosões. À medida que as colisões liberavam energia, o colisor se enchia de mais luz azul." - Pág. 180
As crianças são as primeiras a descobrirem que há algo de errado acontecendo na vizinhança e os adultos cumprem o seu papel padrão de achar que os relatos são apenas imaginação dos pequenos, mas eles mudam de opinião até o final do livro de uma forma surpreendente.
"No entanto, ainda havia o menino. A sra. Abertany sabia que as crianças são mais perigosas, mais do que os adultos. Elas acreditam em coisas como certo e errado, bom e mau. São persistentes. Interferem." - Pág. 78
Apesar de eu gostar muito de fantasia, esse livro não me envolveu como o outro que eu li do autor. Talvez porque eu o tenha superestimado ou talvez por esse ser apenas o 1º livro de uma trilogia e o intuito era realmente deixar algumas coisas a serem desenvolvidas nos próximos livros. Esse livro tem um final, não se preocupem, mas deixa um gancho para os próximos.

Essas são as capas nos Estados Unidos, Reino Unido e a do Brasil lançado pela 
Bertrand Brasil (não sei se o 2º e o 3º livros da trilogia já foram lançados no Brasil):

Leve, divertido e com muitas notas de rodapé interessantes. Eu recomendo Os Portões!

Os Portões (Samuel Johnson - Livro 01)
Autor: John Connolly
Tradução: Dênia Sad Silveira
Páginas: 304
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2013
Link do livro no Skoob: Os Portões

Então, já conheciam o autor? E o livro?
Pretendem ler?

4 comentários:

  1. Oi Helaina, tudo bom?
    Fantasia não é muito minha praia e a premissa desse livro não chamou muito a minha atenção.
    Gostei apenas da capa do livro.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! ^^
      Te entendo, quando o gênero não é do nosso gosto acontece isso mesmo. Vivo vendo lançamentos de romances e não empolgo com nenhum...rsrsrs....
      Não sei se é coincidência, mas os dois livros desse autor tiveram capas muito lindas!

      Beijusss;

      Excluir
  2. Olá! Adorei o livro das coisas perdidas, e se os livro têm semelhanças, acho que vou gostar bastante desse! A capa já tinha me chamado muita atenção, acho linda!
    Abraços,
    Gabriel S. - http://umcenarioimaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Os livros tem semelhanças na escrita do autor e no quesito fantasia, mas eu sigo preferindo "O Livro das Coisas Perdidas". Sim, as capas dos livros dele são sempre lindas!

      Abraços;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.