março 08, 2013

[Curiosidade] Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920, mas a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.
Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres.
Em março de 1911, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 146 trabalhadores - a maioria costureiras. O número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Este foi considerado como o pior incêndio da história de Nova Iorque, até 11 de setembro de 2001. Para Eva Blay, é provável que a morte das trabalhadoras da Triangle se tenha incorporado ao imaginário coletivo, de modo que esse episódio é, com frequência, erroneamente considerado como a origem do Dia Internacional da Mulher.

A todas as amigas e seguidoras do blog e as demais mulheres do mundo, desejo um excelente dia!

12 comentários:

  1. Oi Amiga, Parabéns pelo seu dia ^^

    beijo
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo nosso amiga!!
      Apesar que dia da mulher deveria ser todo dia!!

      Beijusss;

      Excluir
  2. Um dia muito bom para as mulheres leitoras!

    ResponderExcluir
  3. Olá Helaina, bom dia ^^
    Parabéns (atrasado) pelo nosso dia :D
    Beijinhos
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Feliz Dia Das Muié! ahsuhauhsu'
    E eu tive que fazer até trabalho em minha época de Médio sobre este dia, que coisa hasuhauhsu'

    Até Mais Parceira \o
    TeNerdificando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu acredito que não precisamos de um dia para sermos lembradas e parabenizadas. afinal, fazemos diversas funções e isso deveria ser admirado todos os dias. qual mulher que já é considerada heroína por trabalhar o dia todo, ser mãe solteira e ainda ter que dar duro em casa porque o homem a deixou?! quantas mulheres, mesmo tendo um marido, tem que fazer dicversos papéis para estreitar os laços familiares? e quantas de nós, solteiras e em busca de uma carreira bem sucedida, não precisa dar um pouco mais duro para conseguir aquela promoção, querendo ser valorizada pelo conhecimento e não pelo corpo? não precisamos de um dia pra nos lembrarmos de quem somos e o que fazemos todos os dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza concordo com você. E nem mesmo tendo um dia para nós as mulheres conseguem o valor que merecem Seja por força cultural ou por cula delas mesmas.

      A gente sofre, amiga...

      Beijussss;

      Excluir
  6. oi ^^
    eu sabia dessa história (não tão detalhada) sobre a morte de mulheres no incendio, por isso acredito que o dia da mulher seja uma data para se repensar preconceitos e valorizar a mulher, não vender anuncios de eletrodomesticos ou coisas assim :x
    bacana sua postagem!
    tem postagem nova no meu blog
    espero sua visita
    bjinhus

    TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! :)
      Pois é... a mulher ainda é muito pouco valorizada. Sempre foi vista como a que "fica em casa fazendo nada". Hoje, alguns homens já tem percebido que não é bem assim. Espero que um dia nossa situação melhore!

      Obrigada!
      Passarei lá para ler assim que puder!!

      Beijussss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.