janeiro 20, 2013

[Resenha] Instituição Para Jovens Prodígios: A Seleção

Antes de começar essa resenha, eu preciso agradecer, e dizer que foi uma honra ter tido a oportunidade de ler o livro antes de ele ser publicado. As editoras estão perdendo um best-seller em minha opinião. Não vejo a hora de ter o livro nas mãos e com dedicatória!

Mas, de que livro é esse que eu estou falando? Trata-se do primeiro livro da série Instituição Para Jovens Prodígios da Luene Alves chamado A Seleção. É uma história cheia de mistério com um toque de fantasia e um pouco de romance.
Sinopse: Do subúrbio carioca para uma instituição de jovens superdotados na Inglaterra, Lara Müller, uma adolescente com todas as frustrações e inseguranças típicas da idade, aprenderá que, para realizar seu sonho, são necessários sacrifícios. Deixando tudo de mais precioso para trás, nossa protagonista irá encarar uma nova realidade, muitas vezes assustadora...
Quando Lara se deixa levar pela curiosidade e é atraída pelos novos ares de Sheffield, coisas ligeiramente estranhas começam a acontecer... Por que sente como se os alunos a conhecessem? Por que faz inimigos em tão pouco tempo? E, principalmente, quais os reais interesses dos mantenedores da poderosa Instituição para Jovens Prodígios? Com uma nova melhor amiga ao seu lado e um amor inesperado, Lara começa a acreditar que está ficando maluca... É normal um pombo se comunicar com uma garota?
Lara é boa filha, consciente da condição financeira pouco confortável da família e boa irmã. Eu me identifiquei muito com a ela, principalmente com o jeitinho tímido e nerd dela.
"Nerd era sinônimo de ser uma garota sem vida social, sem experiências amorosas, vivendo na internet e tirando boas notas na escola."
E certa falta de sorte com os garotos...
"Ou eles não queriam nada com ela, ou ela não queria nada com eles."
Mas tudo muda na vida de Lara com o anúncio de um exame que dará o direito, a quem for aprovado, estudar na Instituição Para Jovens Prodígios, na Inglaterra. Um lugar onde ela poderá dar continuidade a seus estudos com excelentes professores. Uma chance única na vida dela.

A prova não é nada fácil e o nervosismo de Lara ultrapassa as páginas a tela do computador. Eu quase fui estudar um pouco quando chegou o dia da prova. Senti a ansiedade da Lara como se fosse comigo. Entrei totalmente na história. Adoro quando um livro faz a gente se sentir assim.

Com a aprovação, Lara e mais alguns jovens de todas as partes do mundo que também foram selecionados, vão para Londres onde ficam em um hotel de onde seguirão para a IJP. Apesar de estar em um lugar estranho onde não conhece ninguém, Lara aproveita bem sua estadia tanto no hotel quanto na cidade. Eu, depois de ler, fiquei ainda com mais vontade de conhecer Londres ao vivo!

A instituição é incrível! Basta dizer que é um castelo! E eu AMO castelos! Queria muito poder morar em um (o difícil deve ser fazer a faxina nele... rsrs). Situado na cidade de Sheffield, ao norte da Inglaterra, esse é o novo lar de Lara até terminar seus estudos. Só que, aos poucos, ela começa a duvidar que essa oportunidade tenha sido algo realmente bom. As situações pelas quais ela passa são no mínimo estranhas e Lara começa a duvidar até de sua sanidade mental. Mas a quem pedir ajuda estando tão longe de casa? Em quem confiar?

Parei! Não vou contar mais nada para não estragar a surpresa para os futuros leitores quando o livro for publicado, mas alguns detalhes eu não posso deixar de ressaltar sobre a escrita em si.

O livro Instituição Para Jovens Prodígios: A Seleção é do tipo que traz aquela leitura impossível de largar. Toda vez que eu pegava para ler, só parava quando a bateria do notebook começava a reclamar. Demorei um pouco para terminar de ler exatamente por isso. Se fosse um livro impresso acho que uns 3 dias teriam sido suficiente para terminar a leitura (sou uma negação pra ler no notebook).

As descrições das cenas também estão muito bem feitas. Não foi só a ansiedade antes da prova da Lara que eu senti enquanto lia. Também senti (e com muito gosto) o clima frio europeu e salivei em muitas das vezes em que a Lara ia fazer suas refeições na instituição.

Os diálogos também estão muito bem distribuídos pela narrativa (feita em 3ª pessoa) e o mistério da história é mantido até as últimas páginas (na verdade ainda sobra mistério para os próximos livros).

Sinceramente espero que Instituição Para Jovens Prodígios: A Seleção seja publicado logo! Assim que isso acontecer eu avisarei pra vocês! Por enquanto, quem quiser conhecer um pouquinho mais a autora e a série pode fazer isso acessando o blog da Luene:


Quem quiser pode também já adicionar o livro no Skoob:
Instituição Para Jovens Prodígios: A Seleção
Atualização: 

O livro Instituição para Jovens Prodígios - A Seleção já está entre nós! Comprem agora pelo link: Comprar  
(Para quem tem Kindle Unlimited, o livro sai de graça! Aproveitem!)

24 comentários:

  1. Gente, que resenha linda, Helaina! Simplesmente amei!
    Nessas horas não sei nem ao certo o que falar, apenas: obrigada!!

    Obrigada por ter lido, por ter se dado o trabalho de ler no notebook principalmente (sei o quanto é cansativo), e por ter criado essa resenha maravilhosa!

    Acho que você conseguiu criar exatamente o clima de suspense que deixo pairando no ar em A Seleção na resenha!
    Sabia que eu começo a rir como uma bobona lendo essas palavras lindas e pensando: 'consegui!! consegui!'? Porque o sentimento é maravilhoso!

    Obrigada pelo apoio... Acho que mesmo que eu escreve 'obrigada' milhões de vezes não seria o suficiente para agradecer esse carinho e fé que você tem no meu trabalho....

    Uau, deixa eu secar as lágrimas aqui... hehe

    Beijão e vamos torcer, flor!! Vamos torcer que meu dia vai chegar! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luene, fico realmente muito feliz que você tenha gostado! Fiquei tensa pra escrever essa resenha. Primeiro porque sabia que a autora iria ler e tive realmente medo de acabar soltando spoilers, mas ainda bem que isso não aconteceu e no final das contas você gostou da resenha!

      Eu não costumo ler muito no note, realmente cansa, mas um dia compro um tablet! Pelo menos ele não deve esquentar tanto!! :D

      Adoro fazer suspense também!!

      De nada! Eu agradeço seu apoio também! Um dia talvez minha estória também saia da gaveta e seja você resenhando ela no seu blog!

      Estou na torcida!! \o/

      Beijussss;

      Excluir
  2. eu também estou lendo o pdf *-* , mas nao terminei minha leitura.
    e pfvr nem me fale pq eu amo castelos
    espero que seja publicado logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu moraria em um (se eu não tivesse que limpá-lo..hihi... Elfos Domésticos, pode?? Eu juro não maltratá-los!)

      Também espero que aconteça logo!!

      Excluir
  3. Amei sua resenha! Eu também li o livro da Luene e me encantei!
    Também não vejo a hora de poder tê-lo impresso (com dedicatória também, rs).
    Beijos,

    Leticia
    www.odomdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! ^^
      Eu fico só imaginando a capa e como vai ser por dentro... será papel mais escuro ou o mais branco... será que farão ilustrações em cada capítulo?? Ai meu Deus!! ^^

      Beijussss;

      Excluir
  4. Não conhecia o livro mas amei sua resenha! Estou curiosa para ler, espero estar adquirindo-o em breve! :3

    Larissa,
    garotameiosangue.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que for publicado com certeza avisarei aqui!!
      Eu recomendo!! é muito bom!!!

      Beijusss;

      Excluir
  5. Aaaaai sim Helaina ! haha
    Desse jeito vamos fazer a Luene chorar a cada resenha haushahsuhaushu'
    Quando eu abrir a minha editora estaremos bem com esses escritores haha

    Abrç'z parceira \õ
    tenerdificando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... é melhor ela parar senão vai desidratar..rsrs...ainda vai ter muita resenha pra ela ler! E espero que tenha cada vez mais!

      Beijussss;

      Excluir
  6. Fiquei SUPER curiosa! A capa é bonita e misteriosa, é o tipo de livro que não tem como você não ler a sinopse. Parabéns pela resenha, flor.

    Beijokas!
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa ainda não está definida como essa porque o livro ainda não foi publicado, mas imagino que seja algo parecido! :D

      Fico feliz que tenha gostado! Obrigada!

      Beijusss;

      Excluir
  7. Oi amiga, já me interessei pelo livro, primeiro pela capa, depois pela sinopse e por ter uma instituição e depois claro sua resenha.. Tão rica!!
    Hummm amiga, adoro livros que agente não consegue largar, isso é bom d+, é magico..
    Eu quero ler...

    beijos
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz! O livro é muito bom, mas a autora não conseguiu editora que publicasse ainda, mas quem sabe vendo que tanta gente está gostando alguma das editoras pra onde ela enviou o manuscrito não se anima!! :D
      Obrigada!

      Avisarei aqui quando for publicado!
      Beijussss;

      Excluir
  8. Depois da sua resenha não teve como não colocar o livro na estante do skoob, sabia? Eu amei sua resenha - super me identifiquei com a Lara pelos trechos que voce colocou do livro, ele é e-book, aliás?
    Fiquei doidinha pra ler :3 Eu pensava que fosse do livro A Seleção, mas nada a ver ! ahsduhas
    Trilogia mega linda nos fazendo surtar horrores,né? Concordo, queria mais Cabel e Janie :33
    Um beeeijo!
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!
      Fico feliz que tenha gostado.
      Na verdade não. A Luene está tentando publicar o livro, mas ainda não conseguiu. Eu o li no computador mas foi porque ganhei uma promoção no blog dele e recebi uma cópia! ^^

      Eu também! Um filme também não seria nada mal!! ^^

      Beijussss;

      Excluir
  9. Resenha bastante instigadora, hein prima? Foi deixando as perguntas no ar e, no fim, eu, como todos que leram, fiquei esperando por mais e mais... tipo "o que tem por trás disso tudo?" ^^
    Preciso ler o livro para ter uma opinião própria e justa sobre ele, mas a resenha, sem dúvida, foi já um primeiro contato positivo!
    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! ^^
      Assim que o livro for publicado te aviso!! Mas já garanto que ele é bom mesmo!! :)

      Beijussss;

      Excluir
  10. Oiii
    Tem selinho/meme para você lá no blog.

    http://osamantesdaleitura.blogspot.com.br/2013/01/selinho-esse-blog-e-puro-romance.html

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^

      Obrigada! :D
      Vou lá pegar ele e logo posto aqui!!

      Beijussss;

      Excluir
  11. Ei Helaina, não conhecia o livro até que vi o book trailer aqui no blog, e adorei!!! Já está devida mente adicionado no meu skoob, rs, e também espero que a autora consiga publicar por alguma editora em breve, pois parece ser muito bom
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru!
      Desculpe a demora em responder... culpa do blogger que não sabe classificar comentários e escondeu o seu... bad blogger... bad blogger...
      Bom, você já deve ter visto que tem novidade sobre o livro da Luene! Além de publicado está bem mais barato agora!
      Olha lá: http://hipercriativa.blogspot.com/2013/07/super-desconto-instituicao-para-jovens.html

      Beijusss;

      Excluir
  12. Me interessei bastante pelo livro. Eu amo livros com mistério, drama e aventura ao mesmo tempo. Tem uma pegada real, faz nos sentir perto da personagem, é viciante!
    Pode deixar, que irei garantir o meu!
    Beijos,
    https://en.wordpress.com/typo/?subdomain=agarotadoblogkiss

    ResponderExcluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.