outubro 07, 2010

[Especial Halloween] Jack-o-Lantern

Nessa época do ano, muito se fala sobre essa festa (que eu queria tanto que tivesse realmente vindo pra cá... quem não queria sair pelas ruas pedindo e ganhando doces?) tipicamente americana com séculos de tradição. De origem Celta O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava.

De todas as lendas desta data, tem uma que eu acho bem interessante e resolvi compartilhar com vocês, pois a maioria dos locais onde ela está publicada traz apenas resumos. Mas esta é a história na íntegra, ou pelo menos espero que seja.

Jack-o-Lantern:

A vela na abóbora provavelmente tem sua origem no folclore irlandês. Um homem chamado Jack, um alcoólatra grosseiro, em um 31 de outubro bebeu excessivamente e o diabo veio levar sua alma. Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o diabo concede. Jack estava sem dinheiro para o último trago e pede ao Diabo que se transforme em uma moeda. O Diabo concorda. Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz. Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o Diabo concorda. Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e faz até caridade. Mas a mudança não dura muito tempo, não.

No próximo ano, na noite de 31 de outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece. Jack, esperto como sempre, convence o diabo a pegar uma maçã de uma árvore. O diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco. O diabo promete partir por mais dez anos. Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o diabo nunca mais o aborreça. O diabo aceita e Jack o liberta da árvore.

Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre. Tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada. Sem alternativa, vai para o inferno. O diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada. Mas, com pena da alma perdida, o diabo joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando. Os nabos na Irlanda eram usados como seu "lanternas do Jack" originalmente. Mas quando os imigrantes vieram para a América, eles acharam que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos. Então Jack O'Lantern (Jack da Lanterna). Na América passa a ser uma abóbora, iluminada com uma brasa.

Sua alma penada passa a ser conhecida como Jack O'Lantern (Jack da Lanterna). Quem presta atenção vê uma luzinha fraca na noite de 31 de outubro. É Jack, procurando um lugar pra ficar.


Variações das versões:

  • Algumas versões incluem um "homem sábio e bom", ou mesmo a ajuda de Deus Jack prevalecer sobre o Diabo.
  • Existem diferentes versões de barganha de Jack com o diabo. Algumas variações dizem que o acordo era apenas temporária, mas o Diabo, embaraçado e vingativo, Jack se recusa a entrada para o inferno depois que Jack morre.
  • Jack é considerado um homem ganancioso e não é permitido em nenhum céu ou inferno, sem qualquer menção do Diabo.
Fontes:
Jack-o'-lantern - Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.